Como funcionam os motores de dois-tempos, descreve os motores pequenos de dois-tempos encontrados em motoserras, ciclomotores, jet skis, entre outros. Acontece que a tecnologia do motor a diesel é freqüentemente combinada com um ciclo de dois-tempos nos enormes motores a diesel encontrados em locomotivas, grandes navios e instalações de geração de energia elétrica
Se você já aprendeu que a grande diferença entre motores de dois e de quatro-tempos é a quantidade de potência que eles podem produzir. A vela de ignição dispara duas vezes mais em um motor dois-tempos (uma vez para cada volta do virabrequim, contra uma vez para cada duas voltas em um motor quatro-tempos). Isso significa que um motor dois-tempos tem o potencial de produzir duas vezes mais potência que um motor de quatro-tempos do mesmo tamanho.
O artigo sobre motor dois-tempos explica também que o ciclo do motor a gasolina, onde gasolina e ar são misturados e comprimidos juntos, não é exatamente ao ideal para o princípio do motor dois-tempos. O problema é que algum combustível não queimado pode escapar cada vez que o cilindro estiver sendo recarregado com a mistura ar-combustível
O fato é que o esquema do motor a diesel, que comprime apenas o ar e então injeta o combustível diretamente no ar comprimido, é uma combinação muito melhor para o ciclo de dois-tempos. Muitos fabricantes de grandes motores a diesel usam essa vantagem para criar motores de alta potência.
A figura abaixo mostra a disposição de um típico motor a diesel dois-tempos:
Se você já aprendeu que a grande diferença entre motores de dois e de quatro-tempos é a quantidade de potência que eles podem produzir. A vela de ignição dispara duas vezes mais em um motor dois-tempos (uma vez para cada volta do virabrequim, contra uma vez para cada duas voltas em um motor quatro-tempos). Isso significa que um motor dois-tempos tem o potencial de produzir duas vezes mais potência que um motor de quatro-tempos do mesmo tamanho.
O artigo sobre motor dois-tempos explica também que o ciclo do motor a gasolina, onde gasolina e ar são misturados e comprimidos juntos, não é exatamente ao ideal para o princípio do motor dois-tempos. O problema é que algum combustível não queimado pode escapar cada vez que o cilindro estiver sendo recarregado com a mistura ar-combustível
O fato é que o esquema do motor a diesel, que comprime apenas o ar e então injeta o combustível diretamente no ar comprimido, é uma combinação muito melhor para o ciclo de dois-tempos. Muitos fabricantes de grandes motores a diesel usam essa vantagem para criar motores de alta potência.
A figura abaixo mostra a disposição de um típico motor a diesel dois-tempos:
No alto do cilindro estão duas ou quatro válvulas de escapamento que abrem ao mesmo tempo. Há também o injetor de diesel (mostrado acima em amarelo). O pistão é alongado, como em um motor a gasolina dois-tempos, de modo que possa agir como válvula da entrada. O pistão, ao chegar ao final de seu curso, descobre as janelas para a admissão de ar. O ar de admissão (azul claro) é pressurizado por um turbocompressor ou um compressor. O cárter é estanque e contém óleo como em um motor a quatro-tempos.
O ciclo do diesel dois-tempos funciona assim:
1. Quando o pistão está no alto de seu curso, o cilindro contém uma carga de ar altamente comprimido. O combustível diesel é pulverizado no cilindro pelo injetor e inflama-se imediatamente devido ao calor e à pressão dentro do cilindro. É o mesmo processo descrito em Como funcionam os motores a diesel.
2. A pressão criada pela combustão do combustível empurra o pistão para baixo. Este é o ciclo de potência.
3. Quando o pistão se aproxima do fim de seu curso, todas as válvulas de escapamento se abrem. Os gases queimados são expelidos rapidamente do cilindro, aliviando a pressão.
4. Quando o pistão chega ao final do seu curso, descobre as janelas de admissão de ar. O ar pressurizado enche o cilindro, forçando para fora o restante dos gases queimados.
5. As válvulas de escapamento se fecham e o pistão começa a voltar a subir, fechando as janelas de admissão e comprimindo a carga de ar fresco. Este é o ciclo de compressão.
6. Quando o pistão se aproxima do topo do cilindro, o ciclo se repete a partir do primeiro passo.
Com esta descrição, você pode ver a enorme diferença entre um motor a diesel dois-tempos e um motor a gasolina dois-tempos: na versão a diesel somente o ar enche o cilindro, em vez da gasolina e o ar misturados. Isso significa que um motor a diesel dois-tempos não sofre nenhum dos problemas ambientais que atormentam um motor a gasolina dois-tempos. Por outro lado, um motor a diesel dois-tempos precisa ter um turbocompressor ou um compressor, o que significa que você nunca encontrará um diesel dois-tempos em uma motoserra (seria simplesmente caro demais).
Compressores mecânicos, popularmente conhecidos como "supercharger" ou "blower", são essenciais para o funcionamento de um motor Diesel 2-tempos, por poderem entrar em ação durante a partida, enquanto um turbo sempre vai depender da pressão dos gases de escape, mas nada impede que sejam usados de forma complementar.
ResponderExcluirobrigado irmao mi safaste com o jobe da faculllll
ResponderExcluirobrigado irmao mi safaste com o jobe da faculllll
ResponderExcluirArtico muito esclarecedor,parabens,
ResponderExcluirdúvidas esclarecidas..... comentário muito útil.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom o artigo, me sanou umas boas dúvidas.
ResponderExcluirGostei muito das postagens do blog. Poderia postar mais coisas? E tbm poderia atualizar os links do hsw ou utilizar outro site pra informações adiconais. Obg!!
ResponderExcluirMuito legal. Parabéns pela explicação.
ResponderExcluirParabéns,muito bem elaborado!
ResponderExcluirValeu pela explicação 😀
ResponderExcluirvai toma no cu
ResponderExcluirSe o motor 2T à gasolina que queima o oléo junto com a gasolina e é proibido em vários paises ,pelo alto poder poluidor, porque não projetaram ainda um motor 2t à gasolina tipo esse 2t a disel não usando o oléo na gasolina.
ResponderExcluirTbm pensei nisto!
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