quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Por que a maioria dos carros utiliza gasolina e não diesel?

Os motores a diesel nunca foram muito atraentes para os consumidores. Durante o final dos anos 70, os motores a diesel nos carros de passageiros tiveram um aumento nas vendas devido ao embargo do petróleo pela Opep (mais de um milhão forma vendidos nos EUA, neste período), mas essa foi a única alta que eles tiveram no mercado. Mesmo sendo considerados eficientes, oito problemas detiveram a popularidade dos motores a diesel.
  1. Pelo fato de possuírem uma taxa de compressão (20:1 para um motor a diesel ante 10:1 para um motor a gasolina), eles tendem a ser mais pesados do que um motor a gasolina equivalente.
  2. Eles tendem a ser mais caros.
  3. Devido ao peso e à taxa de compressão do motor a diesel, eles tendem a ter uma rotação máxima mais baixa que os motores a gasolina (leia aqui mais detalhes). Isso o faz ter mais torque do que alta potência e isso tende a deixar os carros com motores a diesel mais lentos em termos de aceleração.
  4. Os motores a diesel devem ter injeção de combustível e, no passado, injeção de combustível era cara e pouco segura.
  5. Eles tendem a produzir mais fumaça e "ter um cheiro estranho".
  6. Costumam ser mais difíceis de dar a partida em clima frio e, se tiverem velas incandescentes, é preciso esperar até que elas aqueçam antes de dar a partida.
  7. São mais barulhentos e tendem a vibrar.
  8. A disponibilidade do diesel é menor que a da gasolina.
Se fossem apenas uma ou duas, isso não seria problema, mas o conjunto das desvantagens torna-se sério impedimento para muitas pessoas.
Os dois pontos a favor dos motores a diesel são menor consumo de combustível e maior vida útil do motor. Ambos significam que, durante toda a vida do motor, você fará economia com um motor a diesel. Entretanto, você também tem que levar em conta seu alto custo inicial. Você precisa possuir e operar um motor a diesel por um bom tempo antes de a economia de combustível superar o alto preço da compra do carro com esse motor. A equação funciona muito bem em uma grande carreta a diesel que percorre 650 km por dia, mas não é, nem de longe, tão vantajoso em um carro de passeio. 

Como mencionado, a lista acima contém desvantagens históricas dos motores a diesel, Alguns dos novos projetos desses motores, que usam avançado controle por computador, estão eliminando muitas dessas desvantagens  – fumaça, ruído, vibração, custo e baixa potência estão sendo superadas. Num futuro próximo, provavelmente veremos muito mais motores a diesel nas ruas, como já ocorre hoje na Europa, em que metade dos carros novos vendidos é a diesel. Mas no Brasil é proibido automóvel a diesel, uma situação peculiar e única no mundo causada pelo perfil de consumo ser predominantemente de diesel, o que acarreta importação de 100.000 barris do produto por dia, apesar de o país já ser auto-suficiente em petróleo.

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