quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Como funcionam as locomotivas a diesel

A locomotiva híbrida a diesel é uma mostra inacreditável de energia e engenhosidade. Ela combina algumas das grandes tecnologias mecânicas, incluindo um enorme motor a diesel 2 tempos de 12 cilindros, a alguns motores elétricos grandes e geradores - e além disso um pouco de tecnologia da computação.
Esta locomotiva de 122.470 kg foi projetada para puxar vagões de passageiros a uma velocidade de até 177 km/h. O motor a diesel produz 3.200 cv, e o gerador pode produzir quase 4.700 ampères de corrente elétrica. Os quatro motores elétricos usam esta eletricidade para gerar 29.030 kg de empuxo. Existe um motor V12 separado e um gerador para fornecer energia elétrica para o resto do trem. Este gerador é chamado de unidade de força da locomotiva. Este gerador pode produzir mais de 560 quilowatts (kW) de energia elétrica.
Esta combinação de motor a diesel, geradores e motores elétricos faz da locomotiva um veículo híbrido



Por que híbrido? Por que diesel?

As locomotivas são híbridas porque isso elimina a necessidade de uma caixa de mudanças como a usada num carro. Vamos entender por que os carros têm caixa de mudanças.

Motor de 3.200 cv que aciona o gerador principal
Seu carro precisa de uma caixa de mudanças por causa da física do motor de combustão interna com pistões, que pode ser a gasolina, a diesel ou a gás natural. Em primeiro lugar, todo motor tem um limite, um número máximo de giros (indicados em rpm, de rotações por minuto), acima do qual o motor não poderia funcionar sem quebrar. Segundo, se você leu Como funciona a potência do motor , então sabe que os motores têm uma faixa estreita de variação de giros, onde os cavalos-vapor e o torque estão no seu máximo. Por exemplo, um motor pode produzir o máximo de cavalos-vapor entre 5.200 e 5.500 rpm. A caixa de mudanças permite a troca da relação de marcha entre o motor e as rodas à medida que o carro acelera e desacelera. Você muda as marchas para que o motor fique abaixo do limite e atinja a faixa de giros em que alcança o melhor desempenho (força máxima).
As 5 ou 6 marchas, na maioria dos carros, permite que eles cheguem a 180 km/h ou mais, com uma faixa de giros do motor entre 500 e 6.000 rpm. O motor, na locomotiva a diesel, tem uma faixa de giros muito menor. A marcha-lenta é 269 rpm e potência máxima é a 904 rpm. Com uma faixa de giros como esta, uma locomotiva precisaria de 20 ou 30 marchas para alcançar 177 km/h.
Uma caixa de marchas como esta teria de ser enorme (teria que lidar com 3.200 cv), complicada e ineficiente. Ela também teria que fornecer força para quatro conjuntos de rodas, o que aumentaria a complexidade.
Usando um conjunto híbrido, o principal motor a diesel pode girar a uma velocidade constante, acionando um gerador de corrente elétrica. O gerador envia corrente elétrica para um motor de tração em cada eixo, que passa força às rodas. Os motores de tração produzem torque adequado a qualquer velocidade, desde quando o trem está parado até 177 km/h, sem a necessidade de mudança de marchas.
Por que diesel?Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores a gasolina. Uma locomotiva enorme como esta consome em média 325 litros de diesel a cada 100 km (0,31 km/l) quando está puxando cinco vagões de passageiros. As locomotivas que puxam centenas de vagões de carga totalmente lotados usam muito mais combustível do que isso - assim, mesmo com uma redução de 5 a 10% na eficiência, o aumento no custo do combustível seria expressivo. 

Rodas de aço

Você já imaginou por que os trens têm rodas de aço em vez de pneus como os carros? É para reduzir o atrito de rolamento. Quando seu carro percorre uma estrada, cerca de 25% da força do motor está sendo usada para empurrar os pneus. Os pneus se dobram e se deformam muito quando rodam, utilizando muita energia.
A quantidade de energia usada pelos pneus é proporcional ao peso que está sobre eles. Como o carro é relativamente leve, esta quantidade de energia é aceitável (você pode comprar pneus de baixa resistência de rodagem se quiser economizar um pouco de combustível).
Como um trem pesa milhares de vezes mais do que um carro, a resistência de rolamento é um fator importante ao determinar a quantidade de força usada para puxá-lo. As rodas de aço de um trem rodam em uma pequena área de contato; a área de contato entre cada roda e trilho é do tamanho de uma moeda de 10 centavos.
Ao usar rodas de aço em um trilho de aço, a quantidade de deformação é minimizada, reduzindo a resistência ao rolamento. Na realidade, o trem é a maneira mais eficiente de transportar produtos pesados.
O lado ruim de usar rodas de aço é que elas não têm muita tração.

Tração

A tração nas curvas não é um problema porque as rodas dos trens têm bordas que as mantêm nos trilhos. Porém, tração ao acelerar e frear constitui um problema.
Esta locomotiva pode gerar 29.030 kg de empuxo, mas para que o trem possa usar este empuxo de uma forma eficaz as oito rodas da locomotiva devem ser capazes de aplicar este empuxo aos trilhos sem patinar. A locomotiva usa um truque interessante para aumentar a tração.
Na frente de cada roda existe um bocal que usa ar comprimido para pulverizar areia, que está armazenada em dois tanques da locomotiva. A areia aumenta a tração das rodas motrizes. O trem tem um sistema eletrônico de controle de tração que aciona automaticamente os pulverizadores de areia quando as rodas patinam ou quando o maquinista faz uma parada de emergência. O sistema também pode reduzir a força de qualquer motor de tração cujas rodas estejam patinando.



O motor principal e o geradorO motor 2 tempos V12, superalimentado, e o gerador elétrico produzem a enorme quantidade de energia necessária para puxar cargas pesadas em altas velocidades. Só o motor pesa 13.608 kg, e o gerador pesa 8.029 kg.

CabineA cabine da locomotiva roda sobre seu próprio sistema de suspensão, que ajuda a isolar o maquinista dos solavancos. Os bancos também têm um sistema de suspensão.

Vista da cabine da locomotiva
Dentro da cabine existem dois bancos: um do maquinista (também chamado de condutor) e um do auxiliar. O maquinista tem fácil acesso a todos os controles da locomotiva; o auxiliar tem somente um rádio e um controle de freios. Também dentro do vagão, bem no nariz da locomotiva, existe um banheiro.
TrucksOs trucks são o conjunto completo de dois eixos com rodas, motor de tração, engrenagem, suspensão e freios. Discutiremos esses componentes mais adiante.


Unidade de força da locomotivaA unidade de força da locomotiva consiste em outro motor grande: um Caterpillar V12 a diesel, 4 tempos e biturbo. Este motor é mais potente do que qualquer motor de caminhão semi-reboque. Ele aciona um gerador que fornece 480 volts de corrente alternada trifásica para o trem. Este motor e o gerador fornecem mais de 560 kW de energia elétrica para ser usada em luzes, condicionadores de ar e instalações da cozinha. Usando um motor e um gerador completamente separados para estes sistemas, o trem pode manter os passageiros confortáveis, mesmo se o motor principal enguiçar. Isso também diminui a carga do motor principal.
Tanque de combustívelUm enorme tanque embaixo da locomotiva armazena 8.328 litros de diesel. O tanque é dividido em compartimentos; se qualquer um deles for danificado ou começar a vazar, bombas podem remover o combustível.
BateriasA locomotiva opera em um sistema elétrico nominal de 64 volts. A locomotiva tem 8 baterias de 8 volts, cada uma pesando 136 kg. Estas baterias fornecem a energia necessária para ligar o motor (o trem tem um enorme motor de partida), e também para fazer funcionar os equipamentos eletrônicos da locomotiva. Assim que o motor estiver funcionando, um alternador fornece energia para as baterias e para os eletrônicos.


34 comentários:

  1. Uma locmotiva diesel-elétrica não é um veículo híbrido (nos parâmetro que consideramos um veículo híbrido). Um veículo híbrido, como um automóvel por exemplo é híbrido por ter duas fontes de energia = o motor a combustão e o banco de baterias. Uma locomotiva diesel-elétrica possui apenas uma fonte de energia que é o motor díesel e o gerador/alternador + motores elétricos são sistemas de transmissão da energia do motor díesel às rodas. Locomotivas híbridas existem e são diesel-elétricas que possuem catenária e posem funcionar em linha eletrificadas como se fossem locomotivas elétricas

    ResponderExcluir
  2. maravilha da tecnologia, mecãnica, das ferrovias mundial.

    ResponderExcluir
  3. as maravilhas da mecânica ferroviária,que eu adoro..

    ResponderExcluir
  4. Olá! Alguem saberia dizer qtos kW/h ela pode gerar com 1 litro de diesel?

    ResponderExcluir
  5. Gosto mto de transporte ferroviário. Pena que nossos governantes não pensam assim.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Tem motor diesel v16 EFI. Alguem sabe qual é rotação maxima desse motor?

    ResponderExcluir
  7. Pasqual Spinelli,sou ex ferroviario oque lamento muito,foi muito bom a epoca da RFFSA,hoje nao existe mais ferrovia em nosso pais.

    ResponderExcluir
  8. Otima materia e esclarece muito bem o funcionamento da locomotiva.

    ResponderExcluir
  9. Excelente artigo, muito esclarecedor, é uma pena que no Brasil as ferrovias estão relegadas a sua vagarosa extinção.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom um ótimo transporte com baixo custo mas no Brasil tudo roda em caminhões não tem investimento na ferrovia como nos estados unidos para pela matéria quero mais

    ResponderExcluir
  11. Maravilha poder ver esse pequeno esclarecimento sobre os trilhos que transportam muitas toneladas. Sou eletricista e eletrotécnico muito interessante. Pena e ver os governadores do Brasil investir tão pouco nessa caminhada E ainda roubarem seus próprios investimentos.... É muito deprimente.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom matei minha curiosida...sou apaixonado por motores ...interessante ...gostei
    ..

    ResponderExcluir
  13. Quantos litros de diesel é gasto para dar a partida?

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito interesçante gostaria de esta proximo a uma montagem de um motor desse.obrigado.pela explicação.

    ResponderExcluir
  15. Sou um Grande admirador do mevanismo de funcionamento dos motores e brand as maquinas: gostei da explicacao.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito, esclarecedor. Havia tempo que queria entender o funcionamento das locomotivas diesel/elétrica. Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir
  17. Foi mencionado por autoridades do Estado de São Paulo, a respeito do trem inter cidades, que a tração diesel seria uma ótima opção, não só pelo custo, mas pelo fato de se poder chegar à velocidade de 240 km/hora. Procede essa informação com relação à velocidade?

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de ressaltar que as Locomotivas não tem um motor de partida, para se acionar o motor diesel é usado o próprio gerador que faz o papel inverso, movido por baterias.

    ResponderExcluir
  19. Muito bem feitas as informações PARABÉNS

    ResponderExcluir